Biografia

evaldobalbino2EVALDO BALBINO da Silva, filho de Laura Antônia da Silva e de Jesus Balbino da Silva, nasceu aos 24 de maio de 1976, em Resende Costa, cidade do interior de Minas Gerais, cravada sobre sólida rocha.

Nesta cidade, conhecida desde o século XVIII pelo nome de Arraial da Laje, cursou os ensinos fundamental e médio nas escolas Estadual Assis Resende e Estadual Conjurados Resende Costa. No ano de 1995 mudou-se para Belo Horizonte e deu início ao curso de Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Graduou-se em 1998 e imediatamente iniciou o mestrado em Literatura Brasileira na Faculdade de Letras (FALE) da mesma universidade. Apresentou à Banca de mestrado, em menos de dois anos, a dissertação intitulada Entre a santidade e a loucura: o desdobramento da mulher na Bagagem poética de Adélia Prado, que tem como principal objeto de estudo a obra Bagagem da poeta de Divinópolis.

No ano seguinte, 2001, ingressou no doutorado em Literatura Comparada, também na FALE/UFMG. O autor, durante seu doutoramento, deu continuidade ao estudo da obra de Adélia Prado, relacionando-a aos escritos da santa espanhola Teresa d’Ávila. Defendeu a tese intitulada Saudade de D(eu)s: escrita, mística e desejo em Adélia Prado e Santa Teresa de Jesus, em agosto de 2005. Para a realização da sua tese, residiu em Madri, Espanha, entre novembro de 2003 e agosto de 2004, com bolsa de pesquisa concedida pela Capes, órgão do governo brasileiro responsável pela formação de muitos pesquisadores em todo o país.

Atualmente é Professor Doutor de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atividade que exerce desde 2011 com dedicação exclusiva, atuando em ensino, pesquisa, administração e extensão dentro dessa universidade.

Foi Professor Titular de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Teoria da Literatura na Faculdade ASA de Brumadinho (2001-2011), professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (2007-2011), professor substituto de Métodos e Técnicas de Ensino de Língua Portuguesa na Faculdade de Educação da UFMG (2007), professor substituto de Língua Portuguesa no Centro Pedagógico da UFMG (1999 – 2000) e professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Ensino Médio do Colégio Dom Cabral (2000 – 2001).

Além da formação acadêmica, Evaldo Balbino vem trilhando os caminhos da literatura desde a infância. Até os 16 anos, como leitor apaixonado; e, após essa idade, também como poeta e escritor. Tem quatro livros publicados na área da literatura: dois de poesia, um de crônicas e um de contos.

Evaldo Balbino também é coautor e coorganizador de um livro de ensaios na área de crítica literária juntamente com Fernando Ferreira da Cunha Neto e João Batista Cardoso e é coautor de um livro didático destinado a alunos do Ensino Médio juntamente com Maria Lúcia de Oliveira e Regina Lúcia Péret Dell’isola.

Tem crônicas, poemas e um conto publicados em antologias de circulação nacional, suplementos literários e jornais. Publica mensalmente crônicas no Jornal das Lajes, onde assina a coluna Retalhos Literários, trabalho esse que pode ser acessado também pelo site www.jornaldaslajes.com.br.

Além de sua produção em literatura, o autor tem artigos de crítica literária publicados em revistas acadêmicas especializadas.