Biografia do autor

EVALDO BALBINO (1976) é poeta e escritor. Nasceu em Resende Costa, Minas Gerais, e vive desde 1995 em Belo Horizonte. É licenciado em Letras, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é professor de Português no Centro Pedagógico, pesquisador de literatura e professor do Mestrado Profissional em Letras (na Faculdade de Letras), programa em que orienta pesquisas e leciona as disciplinas “Literatura Infantojuvenil” e “Literatura e ensino”. Realizou Pós-doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP) em 2017. É membro da Academia de Letras de São João del-Rei (ALSJDR), onde ocupa a  cadeira no 1.

Tem contos, crônicas, poemas, artigos e ensaios de crítica literária publicados em antologias, suplementos literários, jornais e revistas acadêmicas.

Assina, desde 2009, a coluna “Retalhos Literários” do Jornal das Lajes (www.jornaldaslajes.com.br).

Já recebeu 26 distinções literárias, destacando-se:

3º lugar no Prêmio Edital Estímulo às Artes do Suplemento Literário de Minas Gerais em parceria com a Fundação Clóvis Salgado em 2005 (com o livro de poesias Moinho);

Prêmio Braskem da Academia de Letras da Bahia em 2012 (com o livro de contos Amores oblíquos);

Troféu MG Cultura em 2013 (pelo conjunto da obra publicada até esse ano);

1º lugar no Prêmio Humberto de Campos do Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores (UBE – RJ) em 2014 (com o livro de contos Amores oblíquos);

3º lugar no Prêmio Saraiva de Literatura em 2014 (com o romance Os fios de Ícaro);

Menção Honrosa no Prêmio Stella Leonardos – Literatura Infantil – do Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores (UBE – RJ) em 2019 (com o livro de poesias infantis ainda inédito Lições de cigarra).

Finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura em 2020 (com o livro de poesias ainda inétido Homem habitado).

Currículo Lattes